Amigos

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Regina Lemos jornalista diplomada pela PUC do RS. Registro MTB nº 4312. Editora deste blog que aborda assuntos de Turismo, Eventos e Negócios. Produz matérias no Brasil e no exterior. Carreira iniciada no Jornal Zero Hora em 1977 onde atuou como repórter e fotógrafa no caderno de Variedades. A seguir, na RBS TV, trabalhou como repórter, com matérias produzidas para os jornais da emissora. Repórter especial do "Fantástico" e do programa "Mais Você", Rede Globo | São Paulo. Trabalhou na Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo. Produziu e apresentou um quadro direto da Delegacia da Mulher, no programa do comunicador Paulo Lopes, na Rádio Globo, em São Paulo. Repórter do "Programa de Domingo", na Manchete-Rio, com Paulo Alceu e Carolina Ferraz. E-mail reginadelemos@hotmail.com

6 de maio de 2018

Fiergs na feira de Hannover

Mais de 80 participantes conheceram as novidades mundiais em tecnologia para indústrias

 A agenda da missão brasileira à feira de Hannover, liderada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), iniciou em 23 de abril, com a abertura  do principal evento de tecnologia industrial do mundo.
 “Liderar a missão a Hannover significa promover a competitividade da indústria gaúcha e a geração de negócios entre as empresas por meio da oferta de um programa completo de visitas e prospecção ao que se tem de melhor e de mais avançado no mundo em termos produtivos”, diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. 

Ele lembra que o destaque neste ano, vai para as áreas de automação industrial, fábrica digital, energia, partes e peças, além de pesquisa e desenvolvimento. “A feira apresenta também a evolução e a consolidação da Indústria 4.0, que se tornará cada vez mais uma realidade nas nossas fábricas". 
       
 O grupo brasileiro esteve representado por 82 participantes de 44 empresas, destas, 24 são gaúchas e 11 de dez estados. 
Participaram companhias  como Weco, Máquinas Condor, Novus e TMSA.
 Doze micro e pequenas empresas selecionadas pelo edital do Sebrae/RS também fizeram parte da missão, incluindo setores de joias, energia, madeira e borracha. 

 A AGST Controles e Automação, de Porto Alegre, tem como plano principal entender a tecnologia mundial e ver de que forma ela pode contribuir para nossa realidade. “A partir daí, buscaremos opções de fornecedores que possam auxiliar em nossos produtos”, destaca o diretor-administrativo, Christian da Fonseca Garcia. O maior interesse está em desenvolvedores de aplicativos e fornecedores de sensores. 

Especializada em produtos para supervisão e controle da energia elétrica, a IMS Power Quality, de Porto Alegre, tem interesse em questões envolvendo a indústria 4.0 aplicada à sua área de atuação. “Estamos atrás de conhecimento para verificar qual direção devemos seguir em relação à indústria 4.0, pois verificamos necessidade de dar mais robustez para nossa empresa nesse sentido”, declara a diretora d Débora Presotto. 

A HWSul, de Farroupilha, é prestadora de serviços em eletricidade e automação industrial e está em sua primeira feira internacional com a ideia de ver de perto as novidades em tecnologia que possam atender às demandas de seus clientes. “A forma como a missão é estruturada possibilita que tenhamos uma vivência intensa, para obter os melhores resultados da viagem”, avalia o sócio-proprietário da HWSul, Helisson Teles. 

A  empresa Cavaletti, fabricante de cadeiras profissionais de Erechim, à procura de  conhecimento  para agregar mais competitividade à companhia também participou do evento.“Queremos cultivar esse mercado na região norte do Estado, verificar aquilo é que aplicável por aqui”, declara o diretor-presidente, Mario Luiz Cavaletti.

 Há três anos no mercado, a Doled, incubada na Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijui), vai atrás de conhecimento de mercado. “Está no nosso plano de negócios iniciar as exportações de alguns produtos. A participação na feira veio no momento adequado”, comenta o sócio-proprietário, João Fernando Weber.

 Além de conhecer as tendências internacionais em tecnologia, a fabricante de joias Zortéa, de Guaporé, visitou Hannover para fechar negócios. “Estamos em busca de questões bem específicas, como fornecedores de produtos para galvânica , retificadores e tecnológicas para tratamento de superfície”, informa o proprietário da companhia, Nilso Carlos Zortéa. 

A DLR Automação, de Caxias do Sul, procurava parcerias comerciais e conhecimento sobre as tendências mundiais na área da indústria 4.0. “Já atuamos fortemente em segmentos como projetos de adequação à NR-12 e outras normas de segurança no trabalho, agora, trabalhamos para diversificar nossa linha de produtos”, relata o diretor da empresa, Rodrigo Dalongaro. 

Especializada em vendas, compras e desenvolvimento de fornecedores em produtos e serviços, e sistemas de gestão da qualidade e produção, a Giaco Business Company (GBC), de Caxias do Sul, procurava inspiracão , especialmente, em relação à indústria 4.0. “Absorver experiências de outros mercados vai contribuir para qualificarmos nossos produtos e serviços”, opina o diretor Luiz Carlos Giacommeli.

 A Gomasul Borrachas, de Bento Gonçalves, ainda não exporta, mas fornece itens para clientes que comercializam suas máquinas fora do Brasil. “Nossa ideia é conhecer as novidades que a indústria mundial oferece na nossa área, que possa ser aplicada à nossa realidade. Se possível, daremos início a relações comerciais de importação e exportação”, prevê o diretor da empresa Gilson Rigo. 

A Matusa Madeiras, de Terra de Areia, tem a madeira de pinus como matéria-prima.  A expectativa é encontrar o conhecimento avançado de tecnologias inovadoras, que, a curto prazo, possam integrar as indústrias da região. 

A TDS Sistemas de Informação, de Bento Gonçalves, oferece sistemas de gestão para indústria. Na feira,  o foco era de entender quais as movimentações estão sendo feitas na Alemanha, em relação à operação das indústrias dentro de um sistema 4.0. “Queremos analisar as aplicabilidades da indústria 4.0, além do que temos aqui, onde podemos chegar”, projeta o diretor comercial e de produtos da empresa, Fernando Toneser. 

A feira de Hannover encerrou no dia 27 de abril.
 

Nenhum comentário: